DTM e estalo perto do ouvido

Publicado em: 06/04/2016 Autor/fonte: Dra. Marília Cunha de Siqueira

DTM – DisfunçãoTemporomandibular

    A articulação temporomandibular ou ATM é uma articulação complexa e apresenta um disco articular interposto entre o osso da mandíbula e o osso da cabeça. Quando alguém apresenta barulho ou estalo nessa articulação, é provável que esse disco articular encontre-se fora de posição ou deslocado, podendo esse deslocamento ser para frente, para trás, para medial ou lateral. A posição exata do disco pode ser vista através do exame de ressonância magnética. Quando abrimos ou fechamos a boca, o disco deslocado, pode voltar a sua posição normal, levando a um estalo na mandíbula. Esse disco pode estar ligeiramente deslocado ou mesmo com uma de suas bordas levemente deformada; contudo, ele pode algumas vezes estar muito deslocado, provocando dores e redução da abertura da boca e barulhos audíveis incômodos. Quando ele se desloca totalmente, pode causar um travamento da mandíbula, com dores fortes e abertura da boca reduzida a 15mm ou menos, impossibilitando a pessoa de se alimentar.
    Entretanto, esse deslocamento pode estar presente sem causar nenhum sintoma ou interferir nas funções da mandíbula. Porém, somente após avaliação detalhada de um profissional, que saberemos se realmente é DTM (Disfunção Temporomandibular) ou não.
    É importante lembrar que existem outros barulhos que acontecem na ATM e podem indicar problemas mais sérios como degenerações, adesões articulares, subluxações, osteoatrite, dentre outros. Procure um especialista em Dor Orofacial e DTM.

CROCEO 

Clínica de Reabilitação Oral e Centro de Estética Odontológica em Jundiaí

(11) 3964-3260 / (11) 4807-3391

(11) 96828-2086 / (11) 99995-3255

CROSP 12.180