Facebook Instagram

Odontologia do Sono

Odontologia do Sono

 

O ronco é uma condição que incomoda bastante, principalmente ao parceiro de quem ronca. Muitas pessoas que roncam são portadoras de um Distúrbio Respiratório do Sono, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono.

A apnéia é caracterizada por, no mínimo, 5 paradas respiratórias por hora de sono, com duração mínima de 10 segundos cada parada. Cada vez que ocorre uma apnéia, a pessoa superficializa o sono, e isso faz com que ela tenha uma qualidade de sono ruim e sonolência durante o dia.

Suas consequências podem levar à problemas cardíacos e infarto do miocárdio, entre outros.

O diagnóstico é feito pela Polissonografia, exame feito no Laboratório do Sono, que avalia uma noite inteira de sono para detecção de apnéia leve, moderada ou severa e outros Distúrbios do Sono.

O tratamento depende do grau do distúrbio. Para os casos leves e moderados, existe um aparelho intra-oral para o paciente dormir.  

                          Aparelho intra-oral em Jundiaí

Para os casos severos, existe o CPAP nasal.                            

                          CPAP nasal em Jundiaí

Estas são as formas de tratamento conservadoras e o paciente apenas dorme com os aparelhos (intra-oral ou nasal).

Por que ocorre a apnéia?

Porque há uma diminuição ( obstrução) da passagem de ar. Normalmente enquando se dorme, os músculos que controlam a língua e véu do paladar mantém as vias respiratórias abertas. Se estes músculos se relaxam, as vias respiratórias estreitam-se ocasionando que a pessoa ressone ou tenha dificuldade de respiração. Se os músculos relaxam demasiado, as vias podem ficar completamente bloqueadas, impedindo a respiração. Isto é o que se chama de Apnéia Obstrutiva do Sono.
                           

                          Apnéia Obstrutiva do Sono em Jundiaí

 

 

 

CROCEO 

Clínica de Reabilitação Oral e Centro de Estética Odontológica em Jundiaí

(11) 3964-3260 / (11) 4807-3391

(11) 96828-2086 / (11) 99995-3255

CROSP 12.180